A UFRPE e a PRPG celebram o excelente desempenho dos Programas de Pós‑Graduação na Avaliação Quadrienal da CAPES. Este resultado é fruto do empenho coletivo de Docentes, Discentes e Servidores Técnicos que, ao longo dos últimos anos, dedicaram-se intensamente ao fortalecimento da pós-graduação na instituição. A todos, registramos nosso profundo agradecimento, inclusive de gestões anteriores da PRPG que pavimentaram muitas das ações na última década
O sucesso alcançado é construído diariamente, desde ações básicas — como a oferta qualificada de disciplinas e a realização de defesas — até iniciativas mais complexas, como aprovações em projetos internacionais, parcerias estratégicas e publicações de alto impacto.
Nesta quadrienal, destacou-se ainda o impacto social das ações da pós-graduação e a autoavaliação institucional. O programa de consolidação da Pós-Graduação desempenhou papel fundamental ao impulsionar atividades extensionistas, ampliando a presença e a contribuição da UFRPE junto à sociedade.
A gestão da PRPG desempenhou papel decisivo ao apoiar os PPG no preenchimento dos relatórios avaliativos, fornecendo textos institucionais e orientações específicas, além de realizar conferência técnica das informações inseridas na Plataforma Sucupira. Esse trabalho integrado reforça que os resultados obtidos são fruto de uma construção coletiva.
Não podemos deixar de reconhecer o suporte fundamental das agências de fomento como a FACEPE, CNPq e CAPES. A FACEPE, de modo especial, garantiu a segurança e estabilidade que foi necessária para manutenção dos resultados alcançados.
Como destaque dessa avaliação, a UFRPE conseguiu o primeiro PPG com nota 7 (Biociência Animal), mas também aumentou o quantitativo de programas com notas 6 (5 PPG) e 5 (12 PPG), consolidando os PPGs.
📊 Resultados da Avaliação Quadrienal da CAPES
(Desconsiderados do cálculo os PPGs recém-aprovados ou que possuíam nota A e receberam nota 3 nesta primeira avaliação.)
91,89% dos PPGs mantiveram ou elevaram suas notas. A percentagem dos que elevaram a nota foi de 35,13%
Esses números refletem a maturidade, o compromisso e a evolução contínua da pós-graduação da UFRPE.